A Mãe terra grita por Agroecologia, Da Mãe Terra Esperança e resistência.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Semana da Cidadania deste ano debaterá Saúde Alimentar!



Em sintonia com a Campanha da Fraternidade que tem como tema central a questão da saúde, as Pastorais da Juventude do Brasil propõem uma reflexão sobre a saúde alimentar, com um lema bastante instigador: "É preciso ter certeza do que se põe na mesa". 

O material deste ano propõe um olhar para dois aspectos no que tange a alimentação: a produção e a distribuição. 

No ponto da produção a crítica  é endereçada para a alta dependência de insumos tóxicos utilizados nas lavouras, e a proposta é o estímulo da produção da agricultura camponesa numa perspectiva ecológica.

No ponto da distribuição, o material chama a atenção de que ainda existem muitas pessoas que não tem garantido o direito a alimentação, o que é um grande chamado a reflexão dos cristãos, para nos atentarmos na partilha do pão.

A Semana da Cidadania acontecerá de 14 a 21 de abril, realizada pelos grupos de jovens que se identificam como pastoral, em todo o país.

Carta para a Semana da Cidadania 2012

A Semana da Cidadania (SdC) de 2012 propõe o tema Juventude e Saúde Alimentar e o lema “É preciso ter certeza do que se põe na mesa”. Como aprendemos com a Campanha da Fraternidade deste ano, saúde tem a ver com plenitude, harmonia entre corpo e espírito, entre pessoa e ambiente, entre personalidade e responsabilidade, integridade física e espiritual, paz, alimentação, educação, trabalho, remuneração, promoção da mulher, da criança, da ecologia, do meio ambiente, igualdade, solidariedade, justiça, democracia, participação cidadã, qualidade de vida, defesa da vida, prosperidade (CF nº 15).

Para tratar deste tema tão importante para a vida da juventude, a SdC propõe três eixos de reflexão: saúde, agricultura e direitos. Eles nos ajudam a dar uma volta ampla pelo tema, tendo como pano de fundo a ideia do cultivo do Bem Viver. Pensemos nas pessoas, no cuidado com o corpo, com uma vida saudável, que passa pelo consumo de alimentos adequados. Pensemos nos modelos de produção de alimentos, nas práticas que geram saúde para as pessoas e para o planeta e nas práticas que geram doença e morte. Pensemos em garantir o direito à saúde e à segurança alimentar a todos/as, com acesso igualitário e adequado, com qualidade e segurança. 

O referencial bíblico Jo 6, 27 deve iluminar a SdC. Nesta passagem do evangelho narrado por João, renovamos nossa fé de que Jesus alimenta e faz viver. Ele é o “alimento que permanece” e que nos faz viver. Nossa busca é encontrá-lo no cotidiano, em nossa Nazaré, alimentarmo-nos da sua Palavra e da sua vida. Buscar vida plena, encontrando na prática e na vida d´Ele referência para vivermos nossa própria vida. 

Vejam e divulguem o cartaz da Semana da Cidadania. Em breve, o subsídio também estará disponível para todos os grupos do país. Enquanto isso, vamos sonhando e preparando as ações e reflexões que queremos realizar com os/as jovens e como jovens.

Que a SdC nos ajude a cultivarmos, também nos hábitos alimentares e na relação com os/as outros e com o mundo, nossa Casa, o Bem-Viver tendo em vista a defesa da vida e a construção da Civilização do Amor.

Pastoral da Juventude
Pastoral da Juventude Estudantil
Pastoral da Juventude do Meio Popular
Pastoral da Juventude Rural
Anchietanum - Centro de Juventude
Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude



domingo, 26 de fevereiro de 2012

Símbolos da JMJ passam por Crato/CE.


No dias 23 de fevereiro a Diocese do Crato - CE esteve recebendo os símbolos da JMJ (a Cruz Missionária e o Ícone de Nossa Senhora). 


Durante 23, 24, 25 os símbolos estiveram visitando todas as Foranias da Diocese. A juventude romeira e missionária diocesana com muita empolgação e fé carregaram a cruz, símbolo da doação do Jovem Camponês Jesus Cristo por todos nós. 



A PJR esteve presente, Botando FÉ no projeto de Jesus para com a luta juvenil em defesa do respeito pela Mãe Terra. 




sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

PJR promove Vigília Nacional da Juventude Camponesa


Carta do Secretário Nacional da PJR
Laecio Vieira

"Estamos nos aproximando de um momento muito especial para nós juventude da PJR. Estamos no período da quaresma e entrando no mês de março, pensando neste período de celebração da pjr e reflexão pascal que propomos que todos os estados em seus grupos tenham o dia 13, como o dia de realizarmos a nossa vigília em memória da juventude camponesa. E também o dia em que brotou no solo sagrado da mãe terra a pastoral da juventude rural no Brasil 
É com muito carinho que chego até vocês através desta mensagem,   para animar a todos e todas para se organizarem em preparação  do dia 13 de março. Esperamos que com os roteiros e subsídios que se encontram aqui na página da PJR possa servir de apoio para todos nas bases pensarem como poderá ser feito este momento de mistica e comunhão com toda a juventude rural desse brasil.

VAMOS CELEBRAR NOSSA VIDA  CAMPONESA  E NOSSA FÉ."
  
OBS:  AO REALIZAREM ESTA ATIVIDADE, ENVIAR FOTOS PARA OS RESPONSÁVEIS PELA PÁGINA DA PJR: macielcover@gmail.com E jefersonpjr@gmail.com




Vigilia da Pastoral da Juventude Rural

Tema: Vamos celebrar a nossa caminhada
Lema: A Mãe Terra grita por agroecologia!


Anexos para realização da Vigília

Pasta com os arquivos

Roteiro
Identidade
Características da Identidade
Bandeira da PJR




PJR - Tocantins realizará Seminario Microrregional da PJR


CARTA-CONVITE


Olá, companheiros que a paz do Cristo ressuscitado esteja com vocês!

  Estamos nos preparando para o I – Seminário Microrregional da PJR – Pastoral da Juventude Rural na EFA – Escola Família Agrícola de Porto Nacional – TO, e para um bom Seminário temos que nos organizarmos e contamos com a cooperação de todos. A data já foi definida, será entre os dias 14 a 16 de março de 2012, na cede da EFA em Porto Nacional, localizada a margem direita da Rodovia TO – 255, Km – 03, sentido Porto/Monte do Carmo.
 Gostaríamos também que todos (as) levem sementes, fotos, bíblias, símbolos, brincadeiras, dinâmicas, cânticos de suas preferências, instrumentos musicais para que o nosso seminário seja realmente muito animado. A noite cultural será de responsabilidade de todos nós prepará-las, vão pensando em como será e nas apresentações o que irão fazer. E venham munidos de muita animação!
                 E ainda todos deverão chegar no dia 14/03 (quarta-feira) na cidade de Porto Nacional até as 15:00 horas (três horas da tarde) e assim que chegar, ligar nos telefones abaixo, o ônibus sairá da rodoviária esse horário, não se atrasem.


Lembretes:
*      Os participantes próximo de Porto Nacional devem trazer rede, corda, colchão ou colchonetes e todos os participantes trazerem objetos de higiene pessoal (toalha, sabonete, pasta de dente e etc.) 
*      Também não esquecer de trazer os comprovantes de passagens para serem reembolsados.     



PROGRAMAÇÃO  DO I SEMINÁRIO
 EFA – Porto Nacional

Tema: Juventude, Desafios e Perspectivas de futuro
Dia 29/02: Quarta – Feira

Horários/ Ações.
10:00 ás 15:00 – Chegada a Escola
11:45 Almoço
14:00 - Espaço de entrosamento do grupo
15:00 – Lanche
16:00 – breve apresentação do grupo
16:30- Lazer – Pratica de Esporte
18:00 - Banho
18:40 - Jantar
20:30 - Filme (Batismo de Sangue)
22:30 - D canso – Silêncio Total
Coordenadores do Dia: Jairo (Micro da APA – Cantão) e Patrícia (Micro Porto)

Dia 01/03: Quinta - Feira 
06:00 Limpeza do Prédio Escolar
07:00 Mística de Abertura do Dia
07:30 Café da Manhã
08:00 - Abertura Oficial do Seminário
(Diretoria EFA; Estudantes; PJR; CESE; CPT; PJMP; UFT; APNs; AEFA; CDH; C.A-GEO; D.A – UFT)
08:30  Construção de uma Analise de Conjuntura,
09:30 Intervalo para o Lanche
09:00 GTs – Trabalhos em Grupo
11:45 Almoço e Organização do Prédio
14:00 Os 10 Anos da PJR – Pastoral da Juventude Rural no Tocantins.
15:30 Lanche
16:00 Dinâmica de Entrosamento
(Musicas de Caminhada)
16:15 Plenária – Rodada de discussões
17:45 Lazer – Pratica de Esporte e Organização da Noite Cultural
18:30 Banho
19:00 Jantar
20:00 Noite Cultural – Saberes que Encanta; Identidade e Cultura Juvenil.
22:30 Período de Descanso
23:00 Silêncio Total
Coordenadores do Dia: Fabrício (Micro de Colinas) e Ilsanir (Micro do Bico do Papagaio)

DIA 02/03: Sexta – Feira
06:00 Organização do Prédio
07:00 Mística de Abertura
07:30 Café da Manhã
08:00 Oficinas – Conclusão de Curso/ Educação do Campo
10:00 Plenária – Avaliação do Seminário
10:40 Mística de Envio
11:30 Almoço
12:00 Saída para as Comunidades
Coordenadoras do Dia: Berenice (Micro de Riachinho) e Viviane (Micro de Colinas)Henrique Barbosa
Coordenador do Projeto






Um grande abraço! 




Quaisquer dúvidas nos liguem, nestes telefones abaixo:
Viviania: 9207-8051; Silvano: 9213-7327; Secretaria Estadual da PJR: 3476-2921.
Henrique: 8482-2561 ou 3213-2641 (Recado)


Não é preciso ser filho de doutor...
Jovem da roça também tem Valor.....





quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

PJE: 30 anos em Missão!‏





por Sarah  Oliveira
Secretária Nacional da PJE


A Pastoral da Juventude Estudantil (PJE) é uma organização da Igreja Católica ligada à Comissão Episcopal para a Juventude.  Esta Pastoral, protagonizada por jovens estudantes das escolas públicas e particulares, está em tempos de celebração.  Desde 1982 a PJE contribui na construção da Civilização do Amor através do trabalho com os/as estudantes, e em 2012 celebraremos 30 anos!

E neste tempo, de vitórias e derrotas e de um amor-serviço profundo, a PJE foi cada vez mais afirmando sua vontade de ser Igreja na Escola. Por isso, celebrar estes 30 anos é tão importante para nós! Este tempo vai ser de celebração da vida e de agradecimento profundo a Deus por tudo e a todos/as que contribuíram neste processo tão bonito de construção do Reino de Deus com o/a jovem estudante.

E 2012 com certeza será um ano especial! Celebraremos estes 30 anos com vários projetos que vão ser realizados nos grupos de base, nas instâncias estaduais e a nível nacional.  


Em julho, reuniremos jovens de todo Brasil, com uma missão jovem, em terras baianas! A Bahia vai ser solo missionário para nós por ter uma relação muito bonita de articulação com a PJE Nacional. Há 15 anos começaram os contatos de alguns jovens com a Secretaria Nacional. Quanta alegria! Como era bom saber que a PJE estava presente na Bahia e em uma situação que sempre sonhamos: a maioria das escolas nucleadas eram públicas! 

Por isso, vamos voltar à Bahia para celebrar os 30 anos, nucleando mais escolas públicas lá e em vários outros cantos do país e assim, reafirmaremos a nossa certeza que, enquanto Igreja Latino-Americana, nós optamos pela juventude empobrecida. O foco da celebração dos 30 anos é celebrar as vidas daqueles/as que estiveram e estão conosco e alcançar outros jovens, levando a Boa Nova a partir da Pedagogia de Jesus Cristo! Por isso, entre em contato conosco se desejar levar a PJE para alguma escola ou se já conhecer alguma escola nucleada! Contribua você também para celebramos estes 30 anos!
   

Mais informações no Site da PJE http://www.pjebr.org/site/

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Jovens percorrem os “Caminhos de São Sepé Tiarajú”


“De bicicleta deixando para trás o estresse, contemplando a natureza e se comprometendo com a vida”.
Encontro com a comunidade Quilombola de Rincão dos Negros-Rio Pardo-RS


Por Maurício Queiroz*
(Do Blog da CPT/RS)

Aconteceu de 3 a 7 de fevereiro de 2012 a 5ª”Bicicletada”, “Jovens Percorrendo os Caminhos de São Sepé Tiarajú saindo de Rio Pardo e indo em direção à São Gabriel-RS. Este ano, ao contrario dos anteriores, a “Bicicletada”não percorreu toda a quilometragem de mais de 220km. Aconteceu com atos nas cidades de: Rio Pardo, São Sepé, Caçapava do Sul e São Gabriel. Ao todo mais de 25 jovens fizeram cerca de 100km de bicicleta nestes atos realizados nas cidades que citamos acima.

Em Rio Pardo, teve início nas margens da Rodovia BR 471 entre Pântano Grande e Rio Pardo, em uma fonte na beira da rodovia que secou devido a monocultura de eucalipto dos latifúndios próximos, com reflexão sobre o meio ambiente e as injustiças sociais. Depois seguiram até Rio Pardo distante 16,4 km, onde almoçaram na Casa Jesus Maria José e ficaram hospedados, neste local também foi realizado formação com os jovens.

A tarde realizaram ato no Forte Jesus Maria José local onde os Portugueses prenderam o índio Sepé. Lá os jovens da “Bicicletada” receberam cerca de 500 jovens do Levante Popular da Juventude de todo o Brasil. Houve uma forte reflexão sobre a luta dos povos indígenas feita pelo Irmão Antônio Cechin que abordou questões históricas e atuais da luta.
A juventude do Levante junto com os jovens da Bicicletada em Rio Pardo no Forte Jesus Maria José em Rio Pardo-RS

No dia 04 pela manhã os jovens foram visitar locais históricos de Rio Pardo, entre os principais: A Rua da Ladeira (1ªrua calçada no RS, feita pelos escravos há quase 200 anos). Na parte da tarde a visita foi para o Quilombo Rincão dos Negros, no Passo da Taquara, em Rio Pardo. Maurício e Oldi da CPT organizaram a visita que foi uma forma de integrar os jovens junto aos Quilombolas para conhecerem sua história. Quilombo este que está trabalhando para recuperar suas terras. As 30 famílias receberão 500 hectares que já estão sendo demarcadas. Uma luta muito importante e que foi relatada pelo líder Adair David.

No dia 5 foram de ônibus até São Sepé onde realizaram atos locais e seguiram em direção à São Gabriel, local onde Sepé Tiarajú foi morto no dia 07 de fevereiro de 1756 pelos exércitos de Espanha e Portugal que armaram emboscada e no dia 10 de fevereiro de 1756 mais de 1500 guaranis foram assassinados pelos dois exércitos. Dias 6 e 7 os jovens participaram do encontro dos Guaranis que estavam em mais de 500 acampados no parque do município discutindo a sua luta.

Creio que relatei os pontos mais importantes do roteiro, mas queria ainda dizer que o objetivo da “Bicicletada”é Unir jovens da roça e das periferias urbanas, indígenas e quilombolas e demais culturas em uma atividade física que é bom para o corpo e a mente, em uma atividade que trás reflexão sobre o meio ambiente, fé e também sobre a luta dos povos gerando consciência social e compromisso com estas causas.

Ande de bicicleta. Faça atividade física. Preserve a natureza. Se comprometa com a vida. Entre na luta social por um mundo melhor.

*Maurício Queiroz é Técnico Agrícola, estudante de Biologia, agente da CPT na Diocese de Santa Cruz do Sul e membro da coordenação colegiada da CPT-RS.

Fonte: Blog CPT - RS.

domingo, 19 de fevereiro de 2012

PJs do Regional Nordeste III realizam Ampliada na Bahia.


 Por Deisy Rocha Farias 
(Do Site da PJ Nacional).

Ocorreu entre os dias 10 e 12 de fevereiro, na cidade de Bom Jesus da Lapa-BA, a Ampliada das Pastorais da Juventude do Brasil – PJB (PJMP, PJ, PJE e PJR) do regional Nordeste 3 (Bahia e Sergipe). Momento em que as PJ’s se reúnem para rezar, rever, partilhar as caminhadas feitas com as juventudes do regional e onde é traçado ainda os caminhos para o futuro.

Com a presença de 14 dioceses e animados pelo tema ”CIRANDA DA COMUNHÃO E PARTICIPAÇÃO”, as juventudes foram embaladas na ciranda dançar e cantar em ser Pastorais da Juventude. “uma música que ainda nos irmana e que justifica a nossa missão e doação na construção do reino...” A iluminação bíblica que nos guiou foi “E como há um único pão, nós, embora muitos, somos um só corpo, pois participamos todos deste único pão.” (1 Cor 10, 17)

             No primeiro dia dançamos a Ciranda da lua, da luz e das Cores, momento em que os/as jovens se apresentaram e conheceram um pouco mais da luz e cor de cada específica que colorem o regional.
            No segundo dia, logo no despertar dançamos a Ciranda do sol onde rezamos e fomos abençoados para seguir as atividades que se estenderiam por todo o dia. Logo a seguir, com a presença do bispo da diocese de Bom Jesus da Lapa e bispo referencial para a juventude do NE3, Dom Walmor César Teixeira, a ex-secretária nacional da PJ, Hildete Emanuele e com mediação do articulador regional da PJB, Eric Gamaliel, foi realizada uma mesa redonda com o objetivo de traçar um olhar sobre o caminho da PJB no regional.  Inicialmente, Eric Gamaliel iniciou fazendo uma retomada deste primeiro à frente da articulação, o caminho percorrido desde a Ampliada 2011 em Vitória da Conquista até aqui.

Ambos os palestrantes começaram a sua reflexão a partir da sua caminhada pastoral. Hildete trouxe as flores do caminho, os milhares de jovens do Brasil que buscam evangelizar e serem evangelizado. São milhares de vidas jovens que são apaixonados e não medem esforços para ir ao encontro do Cristo. São jovens que se esforçam, mesmo sem condições financeiras para viajar, comer, mas que se tornam alimento para superar as dificuldades da caminhada da evangelização. ”A PJB regional é única na sua mística, no seu aconchego, no seu jeito de rezar. Precisamos mostrar isso para o Brasil, para a América Latina.”
Dom César retomou a sua juventude, na qual acompanhou e viveu a emoção dos muitos momentos históricos que a juventude do Brasil passou até chegar nesta organicidade atual. Sobretudo as pastorais da juventude que sofreu inúmeras mudanças na sua caminhada. Mas dois momentos se destacaram na fala de Dom César, primeiro, “O que nós iremos fazer com os milhões de jovens de nosso regional que não estão inseridos na caminhada da Igreja?” fazendo uma referência ao grande número de jovens que ainda não estão inseridos na caminhada do Reino de Deus e que os jovens evangelizadores das pastorais precisam atingi-los. O segundo momento importante da sua fala foi quando tratou da necessidade de uma aproximação maior entre a juventude e os bispos. “É preciso se aproximar, afetivamente, intelectualmente... É preciso conquistar alguns bispos e alguns jovens também.” Para este momento Dom César encerrou sua fala com uma frase de Dom Bosco, “Basta que sejais jovens para que eu vos ame” Dom Bosco.

            O encontro seguiu com a assessoria temática feita por Hildete Emanuele, onde os/as jovens entraram de fato na Ciranda da Comunhão e Participação. Com muita dinâmica e mística que as PJ’s do regional possuem, os/as jovens participantes da Ampliada refletiram sobre a linda experiência de viver em comunhão pastoral. Ao fim do segundo dia, embalados com cantos que animam a caminhada do povo de Deus, dançamos a Ciranda da Terra e das águas às margens do rio São Franscisco, o Velho Chico. Momento também muito marcante da mística que as PJ’s do regional puderam vivenciar. Seguimos em caminhada pelo chão místico e carregado de muita fé da cidade de Bom Jesus da Lapa rumo à gruta do Bom Jesus, onde celebramos e renovamos a nossa fé. Celebração esta que foi presidida por Dom César. À noite dançamos a Ciranda da Partilha e da alegria.


No último dia de Ampliada, ainda embalados pelas cirandas que tanto animam a caminhada pastoral houve o momento das pastorais se reunirem de forma mais particular para traçar metas e avaliar a caminhada, seguido dos encaminhamentos para o calendário 2012, o Projeto Político Pastoral - PPP, o Curso de Formação de Assessores – CUFA regional a ser realizado entre os dias 23 a 26 de fevereiro na cidade de Feira de Santana, o processo de criação do Centro de Juventude do regional, o site da PJB, a Jornada Mundial da Juventude.


Autor/Fonte: Teias da Comunicação - NE3



sábado, 18 de fevereiro de 2012

Em Apodi/RN reunião marca retomada da organização da PJR.


Representantes de 15 grupos de jovens estiveram reunidos na manhã deste sábado (11), na Sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi/RN, para discutir a organização da Pastoral da Juventude Rural.
Jovens discutindo temas da realidade rural.

O encontro foi animado pelo Ministério de Louvor da Paróquia de Apodi. Os jovens discutiram a realidade da juventude rural da região, concluindo que as conquistas que garantem um bem estar para a população rural de Apodi é fruto da organização popular. Também foram apresentados dados sobre a realidade da juventude rural no Brasil, onde foi visto que existem no nordeste brasileiro mais de um milhão de jovens rurais vivendo numa situação econômica muito difícil.

Para uma das coordenadoras da PJR/RN, Mayara Suelirta, “o encontro foi positivo. Em Apodi temos várias organizações juvenis. Precisamos fortalecer a organização da juventude rural e a PJR é uma ferramenta para animar e engajar a juventude do campo”.
Desafios não intimidam a animada juventude rural de Apodi.

Um dos primeiros desafios da equipe é ajudar na articulação do Encontrão Diocesano da PJR, que será realizado em parceria entre as diferentes paróquias da Diocese de Mossoró. Outro desafio é articular lideranças para participar da Escola de Formação da PJR Regional Nordeste II, que acontecerá em abril, na Diocese de Floresta/PE.

Em Viamão/RS, jovens camponeses realizam Escola de Formação.


Jovens de diferentes regiões do RS se encontraram para participar do Escola Estadual de Formação da PJR, realizada entre os dias 8 a 12 de fevereiro no Assentamento Filhos de Sepé em Viamão/RS.

Jovens estudaram, discutiram e conheceram as belas paisagens do Assentamento.

Durante estes dias os jovens discutiram temas como: Conjuntura e a situação da Juventude da Roça; História da PJR; Mística e identidade; Grupos de Produção e Resistência. O momento também foi aproveitado para discutir a proposta do 3º congresso nacional da PJR, que poderá ser realizado em 2013.

Para o coordenador estadual da PJR, Juliano Pisoni (vulgo Sassá) o encontro já tem resultados imediatos na organização da juventude: “Achei que a juventude bem animada para tocar o trabalho na base e hoje um jovem que estava na escola ligou para a secretaria para começar um GPR”, assinalou Juliano.

Esta Escola de Formação faz parte do Plano Estadual de Formação da PJR Gaúcha. 
Símbolos da caminhada cristã presentes na Escola de Formação.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Peregrinação dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude percorre interior do RN.


Aconteceu em Campo Grande/RN na manhã dessa quarta-feira (15) a passagem da Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora símbolos da Jornada Mundial de Juventude. O evento denominado Bote Fé, reuniu jovens de todas as cidades da Paróquia de Sant’Ana (Campo Grande, Paraú, Triunfo e Janduís), e também da zona rural (Morcego, Cabeça do Boi e Campo de Aviação).
Chegada dos símbolos em Campo Grande/RN.
Os símbolos chegaram na cidade por volta das 6 horas da manhã vindo de Assú e foram recebidos no trevo entre as duas pontes. De lá, foram carregados por jovens  até a Matriz de Sant’Ana em procissão com a banda de musica Monsenhor Militão. Na Matriz foi realizada uma celebração de adoração aos ícones pelo Bispo Diocesano Dom Mariano e os jovens dos grupos de jovens da Paróquia. Após a celebração foi a vez da companhia teatral Transformação, dar o seu grito de alerta pra juventude, demonstrando as preocupações da Igreja com problemas sociais. Ao final foi o momento de dos fieis jovens, adultos e idosos terem os seus momentos com os ícones, momento esse que foi marcado pela fé e devoção de todos os presentes.
Momento de adoração e reflexão.
"Esse momento certamente ficará marcado na história da nossa Juventude local, tanto em preparação pra Jornada Mundial de Juventude – Rio 2013 quanto no despertar de todos dentro da Igreja e suas pastorais. A missão foi dada pelo Beato João Paulo II em 1984: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e redenção.” afirmou Kércio Henrique, coordenador do grupo de jovens da Paroquia.
“A passagem da Cruz e do Icone de Nossa Senhora foi um momento de fortalecimento na Fé Cristã e de que a cada dia temos que ir ao encontro dos jovens rurais que ainda não conhece o Jovem Camponês de Nazaré", comentou Laécio Vieira, Secretário Nacional da PJR, que mora no município potiguar visitado pela peregrinação.

Com informações do Portal CG News. Fotos: CG News.

Descanse em Paz Dom Ladislau!


Na última segunda-feira, (13/02) faleceu, aos 74 anos, Dom Ladislau Biernaski, Bispo de São José dos Pinhais-PR.


A caminhada deste pastor sempre esteve marcada pela evangélica opção preferencial pelos pobres, excluídos, camponeses e sem terra. Sua aposta nos pequenos é que o tornou essa grande referência em defesa da vida.

Dom Ladislau, desde 2009, era presidente da Comissão Pastoral da Terra do Brasil.

Que o testemunho cristão de Dom Ladislau nos inspire a cultivar cada vez mais a defesa da Mãe Terra e dos nossos irmãos e irmãs que nela trabalham.

Descanse em paz Dom Ladislau!


Pastoral da Juventude Rural do Brasil

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

MDA apresenta alternativas viáveis à cultura do fumo em evento internacional


Fonte: Boletim de Noticias do MDA nº 43


A gradual implantação de alternativas viáveis à produção de fumo – por conta de todos os fatores de risco à saúde humana, tanto na atividade agrícola da fumicultura, quanto no consumo dos produtos provenientes dela – é a tônica do terceiro encontro do Grupo de Trabalho (GT) internacional que debate a diversificação produtiva em áreas com tabaco no mundo. O Brasil, representado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), será protagonista nas discussões do evento, que ocorre de 14 a 16 de fevereiro, em Genebra, na Suíça.
Desde 2007, o GT discute a implementação dos artigos 17 e 18 da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco (CQCT/OMS), que são: o “apoio a atividades alternativas economicamente viáveis” à cultura do fumo (artigo 17) e “proteção do meio ambiente e saúde das pessoas” na cultura do fumo (artigo 18).
Atualmente o GT internacional é formado por 30 países, dos quais 21 confirmaram presença no evento em Genebra. O grupo dará continuidade à elaboração de relatório de trabalho que será apresentado na 5ª Conferência das Partes (COP5), em novembro de 2012, em Seul, na Coreia do Sul. No documento, estarão recomendações e propostas dos princípios e políticas para a implantação de atividades sustentáveis alternativas à produção de fumo.
“É uma oportunidade para o Brasil mostrar seu protagonismo na implementação dos artigos 17 e 18 numa base sustentável, seguindo princípios que dialogam com a segurança alimentar, a qualidade de vida das famílias, a proteção do meio ambiente, a conservação dos recursos naturais e a diversificação dos sistemas produtivos”, afirma a coordenadora do Programa Nacional de Diversificação em Áreas Cultivadas com Tabaco, coordenado pela Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) do MDA, Adriana Gregolin.
O país vai mostrar o trabalho que vem realizando, com a apresentação dos resultados dos 65 projetos do programa de diversificação do MDA e da experiência brasileira com a Chamada Pública de Ater para a diversificação, que atende 10 mil famílias produtoras de tabaco.
Além de resultados dos projetos, será apresentada uma metodologia para estudos comparativos em área de fumicultura. O professor Sérgio Schneider, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), doutor em desenvolvimento rural e colaborador acadêmico do MDA no tema, vai mostrar um estudo de caso com 38 famílias produtoras de tabaco, do município de Arroio do Tigre (RS), em que foram aplicados Índices de Condições de Vida (ICV).
“A partir desse índice, é possível identificar a realidade das famílias e projetar políticas públicas para apoiar a diversificação da produção”, explica Adriana Gregolin. Adriana destaca a participação do Brasil como um dos países facilitadores do GT, por estar presente em todas as discussões, ao lado do México, da Turquia e da Índia, desde junho de 2008. 
Diversificação no Brasil
Em 2005, o governo federal lançou o Programa Nacional de Diversificação em Áreas Cultivadas com Tabaco, sob coordenação do MDA, com o objetivo de buscar alternativas produtivas e geradoras de renda na fumicultura, com foco na qualidade de vida e na sustentabilidade econômica, social, ambiental e cultural entre as famílias agricultoras. No mesmo ano, o Brasil ratificou sua participação na Convenção-Quadro para Controle do Tabaco da Organização Mundial de Saúde (CQCT/OMS), comprometendo-se a implementar medidas para diminuir o tabagismo e apoiar os agricultores produtores de tabaco na diversificação produtiva.
O MDA integra a Comissão Interministerial para a Implementação da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco (Conicq), que reúne 18 ministérios em debates e encaminhamentos para a implementação de ações associadas aos diferentes artigos estabelecidos na Convenção-Quadro.
O Programa Nacional de Diversificação em Áreas Cultivadas com Tabaco, do MDA, tem 65 projetos de pesquisa, capacitação e assistência técnica e extensão rural no Brasil, em apoio à diversificação em andamento para apoiar 80 mil agricultores familiares.
Um projeto piloto de pesquisa e desenvolvimento é implementado no município de Dom Feliciano (RS) desde 2010, onde 86,5% do PIB agrícola é proveniente do tabaco. O município está entre um dos dez maiores produtores de fumo do Brasil.
A região Sul é responsável por 95% da produção de fumo do país. Existem 733 municípios produtores nos estados do Sul. Cerca de 200 mil agricultores familiares estão envolvidos na atividade. O Brasil produz em média 850 mil toneladas de fumo por ano, 85% são exportados. Aproximadamente 30% das famílias produtoras de tabaco estão em situação de pobreza, com vulnerabilidade econômica e social.

Assessoria de Comunicação Social Incra
comunicacao@incra.gov.br
(61) 3411-7404 - FAX (61) 3411-7258
Jornalista Responsável: Walmaro Paz (5483 - DRT/RS)
Assessoria de Comunicação Social MDA
imprensa@mda.gov.br
(61) 2020-0262 – FAX (61) 2020-0281
Jornalista responsável: Ludmilla Duarte (1817 - DRT/BA)