A Mãe terra grita por Agroecologia, Da Mãe Terra Esperança e resistência.

ORGANIZAÇÃO

texto, retirado do livreto, principios orientativos da PJR


            Como todas as pastorais específicas da juventude, a PJR tem sua própria organização.
            Com a mesma ousadia que avançamos, constantemente avaliamos nossa estrutura organizativa. Acreditamos que a organização é necessária, porém, jamais ela deve ser um peso atrapalhando assim o objetivo principal e que é a razão primeira da existência da pastoral. Acreditamos ainda que a organização deve ser ágil no repasse de informações, tornando-se referência e respaldo para os jovens rurais.
            Toda experiência de trabalho com a juventude rural que se identifica com nossa metodologia e concepção, fazem parte de nosso universo de atuação. Assim a estrutura organizativa toma como princípio o trabalho e a ação com os jovens da roça fazendo deles e com eles a grande base de estruturação.
            Tendo sempre a perspectiva da organização a partir dos interesses objetivos e subjetivos dos jovens e das categorias de trabalhadores e trabalhadoras rurais, a PJR entende que a organização deve estar permeada pela motivação dos jovens rurais, bem como pelo seu desejo de tornarem-se participantes ativos desde suas próprias comunidades rurais, associações de pequenos agricultores, sindicatos de trabalhadores rurais, cooperativas, associações de classe e de luta e partidos políticos comprometidos com as causas populares.
            A PJR a nível nacional se organiza de forma representativa por Estados onde se encontra articulada, procurando assim uma organização representativa. É importante considerar que nesta representatividade regional há espaço para todas as formas acima elencadas de presença. Garante-se assim uma participação ampla a partir da adesão à proposta de trabalho e de metodologia.
            Mesmo sendo uma pastoral da Igreja Católica, a PJR quer sempre estar aberta, na sua estrutura, tornado-se assim espaço de atuação e de solidariedade com as lutas e trabalhos que todas as Igrejas desenvolvem com a Juventude Rural.
                  É nova mas merece ser considerada a tentativa de uma estruturação, enquanto Pastoral, a nível de América Latina. Através do apoio de pessoas e lideranças ligadas às atividades desenvolvidas pelo CELAM, a PJR faz parte do grupo de países que participam do Encontro Latino Americano de Jovens Rurais.