A Mãe terra grita por Agroecologia, Da Mãe Terra Esperança e resistência.

sábado, 21 de janeiro de 2012

Experiências Agroecológicas são o foco do segundo dia do Seminário Nacional da PJR.


Alegria, animação, diversidade, esperança. O segundo dia do X Seminário Nacional da Pastoral da Juventude Rural foi marcado pela partilha de experiências agroecológicas. Pela parte da manhã os jovens dos estados da Bahia, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais apresentaram experiências de agroecologia ligadas a Grupos de Produção e Resistência.
Momento de estudo sobre agroecologia.

O jovem Gilmário de Monte Santo, BA, apresentou a experiência do Grupo de Produção e Resistência da Comunidade Riacho da Onça. O grupo cultiva umbu e beneficia doces derivados desta fruta. Esta iniciativa de organização envolve seis famílias.

A jovem Beatriz, de Nova Venecia, ES, apresentou a experiência agroecológica de produção de galinhas onde o principio é o desenvolvimento da avicultura de base ecológica integrada ao café conillon no sítio dois irmãos – ES. Esta iniciativa surge da necessidade de diminuir a mão de obra com capina e roçada, através do biocontrole de plantas espontâneas, conseqüentemente reduzindo também os custo de produção e na intenção de aumentar a capacidade produtiva do café potencializando o ciclo energia interna, a partir dos dejetos depositados pelas aves, condição essa permitida pelo pastejo rotativo. Com apenas dois anos de experiência esta tecnologia agroecológica já é adotada por mais famílias do noroeste capixaba.

O jovem Cristiano, de Arroio do Meio, RS, partilhou sua experiência de cultivo de cana-de-açúcar e produção de melado. Com meia hectare de terra o jovem camponês gaúcho consegue produzir cana-de-açúcar, consorciado com pasto. Ele também cria uma vaca para produção de queijo e um porco para produção de carne.  Cristiano vive com sua mãe e produz melado de cana-de-açúcar, o qual é vendido em feiras em Arroio do Meio e Lajeado. A renda obtida com o melado, somado com a produção de alimentação da família é o que garante o sucesso da experiência agroecológica, que permite a Cristiano não precisar migrar para a cidade. “No começo as pessoas não acreditavam que seria possível trabalhar sem utilizar veneno, mas agora a agroecologia é uma realidade” concluiu Cristiano.
O jovem Martin apresentou as experiências agroecológicas que são desenvolvidas nas parcerias entre o CTA (Centro de Tecnologias Alternativas) e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Espera Feliz, que envolvem vários jovens.

Pensar e praticar a agroecologia.
A parte da tarde teve dois momentos. No primeiro o poeta e agricultor Amauri Adolfo conduziu um momento de reflexão sobre o corre-corre da vida atual, onde os jovens e as pessoas de maneira geral não tem tempo para pensar, discernir e cuidar do meio ambiente. Sentados no gramado verde, debaixo da sombra das árvores, os jovens ouviram belas palavras deste poeta agricultor; lições de vida sobre o cuidado com a terra e o próximo.


“Foi importante por que o Amauri fez a gente pensar sobre o que é agroecologia, e que tem a ver com uma postura de vida em harmonia entre todos os seres” afirmou o jovem catarinense Maicon Perdesseti.

No segundo momento da tarde os jovens visitaram a propriedade que utiliza praticas agroecológicas do Seu Tibúrcio no interior do município de Espera Feliz. O camponês produz café, consorciado com banana, feijão, milho e pasto para as vacas. Toda propriedade é cultivada sem o uso de agrotóxicos. O foco principal da produção de Seu Tibúrcio é o café, porém o agricultor busca produzir o máximo de produtos para sua subsistência e também para comercializar na feira do produtor.

Visita a experiência de métodos agroecológicos do Seu Tibúrcio.

“A visita foi muito importante para saber quais são os desafios de quem produz agroecologicamente. É interessante perceber que ele consegue fazer toda produção agroecológica, consegue sustentar sua família e manter um equilíbrio bacana entre agricultura e meio ambiente” destacou a potiguar Mayara Suelirta.

Momento de animação.

O X Seminário Nacional da PJR seguirá até o dia 25 de janeiro. Os mais de 100 jovens presentes de diferentes regiões do país seguem animados discutindo questões pastorais de cuidado da vida dos jovens e do meio ambiente.

Um comentário:

  1. A JUVENTUDE CAMPONESSA ESTA EM SINTONIA, TANTO NO DEBATE COMO NA INCULTURAÇÃO, NAS MUSICAS, DANÇAS, MISTICAS,PARABENS.
    UBIRAJARA-PJR-FEIRA DE SANTANA-BA

    ResponderExcluir

obrigado por participar.