A Mãe terra grita por Agroecologia, Da Mãe Terra Esperança e resistência.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Retomada da Missão da PJR

Texto, Equipe de Formação PJR-RS, roteiro mensal do mês de maio de 2008 para grupos.
         Durante o ano passado e início deste ano, em todos os grupos de jovens do Brasil se discutia sobre a missão da PJR. Em Fevereiro deste ano, durante o Seminário Nacional e o 3º Acampamento Pedagógico da PJR - RS, o tema da maioria das discussões era a Missão da PJR. Então, através de todos os debates, foi elaborado um texto final, em relação a Missão da PJR, hoje, no início do nosso encontro, já comentávamos algo sobre isso, agora, queremos compartilhar com a juventude da PJR, o que todos ajudaram a construir!!

A Missão da PJR é:
  1. Evangelizar a juventude camponesa através:
Do serviço solidário e gratuito; do diálogo aberto e franco; do anuncio da boa nova do reino; do engajamento em um grupo (testemunho de comunhão);
  1.  
    1. Do profetismo(anuncio, denuncia e testemunho), diante dos desafios da sociedade;
    2. Do seguimento da pratica libertadora de Jesus de Nazaré, como Igreja, na construção do Reino de Deus.

  1. Conscientizar especialmente os jovens e as jovens empobrecidos do campo contribuindo:
    1. Na formação da consciência critica e política;
    2. No conhecimento da historia da luta do povo;
    3. Na resistência cultural.

  1. Formar militantes cristãos discípulos e missionários ,para:
    1. Conhecer as juventudes e seu contexto;
    2. Realizar trabalho de base, visando o engajamento de mais jovens;
    3. Ajudar na nucleação de grupos de jovens;
    4. Contribuir na articulação entre grupos;
    5. Contribuir na organização da PJR e formação de protagonistas;
    6. Participar da comunidade e contribuir na renovação eclesial;
    7. Engajar-se nas “esferas do Reino” em vista do ascenso do movimento de massa, da transformação da sociedade e da construção de um projeto justo e solidário;
    8. Vivenciar os valores cristãos, especialmente o serviço, a solidariedade e a partilha.

  1. Contribuir na construção do Projeto Popular de campo articulado ao de sociedade, através:
    1. Do debate deste projeto com a juventude (participação popular);
    2. Da vivência da agroecologia como modo de vida e principio de produção;
    3. Da construção da educação do campo e no campo;
    4. Da democratização da renda e geração de trabalho;
    5. Da soberania alimentar;
    6. Da construção de espaços de lazer e arte-cultura;
    7. Da comunicação popular;
    8. Da democratização da terra e luta da pela reforma agrária;
    9. Da vivência de novas relações de poder.

Questões para debate:
A missão da PJR ainda está em construção até novembro deste ano, quando acontecerá a Assembléia Nacional da PJR. Convidamos todos a refletir sobre as questões abaixo e enviar para a secretaria Estadual.

1.      Na opinião do grupo, ainda ta faltando alguma coisa para a missão? Se houver, especificar.
2.      Eu estou disposto a assumir esta missão?
3.      Que práticas sugerimos para o grupo para ir colocando essa missão em prática?O que a leitura Bíblica que lermos anteriormente, tem a ver com a história e missão da PJR?


 Evangelizar é, através do testemunho de jovens cristãos e do anúncio, ajudar outros jovens a compreender e assumir a pessoa de Jesus Cristo e o Projeto do Reino de Deus.
 Estes quatro passos são intrínsecos (fazem parte) da evangelização e formam uma seqüência pedagógica a ser seguida na prática (cf. diretrizes gerais da ação evangelizadora - Doc. CNBB 71,15-16).
 A evangelização é uma ação eminentemente profética (cf. Doc. CNBB 80 p. 22).
 Reino de Deus (ou dos céus) é uma categoria teológica para designar o Projeto de Deus que não pode se realizar totalmente no processo histórico, por causa das contradições do ser humano. Ele já se realiza, no processo da história, em cada momento que o povo tem mais Vida, em que a sociedade de torna justa e solidária. Mas, esta realização parcial que está na sociedade atual é, ao mesmo tempo, sinal do Reino definitivo. Não é algo que se realiza apenas após a morte.
 Conscientizar é ajudar as pessoas a superar uma consciência intransitiva (ingênua, fechada, dogmatizada) em vista de uma consciência transitiva (crítica, histórica).
 São jovens que se assumem como cristãos que se colocam a serviço da transformação da sociedade a partir dos princípios e valores do Evangelho.
 Cf. o Documento de Aparecida, precisamos ser, ao mesmo tempo, discípulos (pessoas que optam por Jesus e se colocam a caminho) e missionários (anunciadores e forjadores do Reino de Deus e sua justiça).
 Entendemos por “esferas do Reino” todos os espaços de militância que assumimos, além da PJR. Pode ser: numa pastoral específica (como na CPT, por exemplo), num movimento popular; num movimento sindical; num partido político ou numa organização política; entre outros.
 Projeto de Sociedade em vista da transformação social, que está em construção, pela classe trabalhadora, neste momento histórico e visa ser um passo para a construção de uma sociedade que vá além do capital. Busca a implementação de reformas estruturais e o acumulo de forças para a transformação. Nesta construção somamos forças com a Via Campesina, as Assembléias Populares, a Consulta Popular e a Articulação da Juventude do Campo e da Cidade (também conhecida como Levante da Juventude).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado por participar.