A Mãe terra grita por Agroecologia, Da Mãe Terra Esperança e resistência.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

“Compromissos da juventude camponesa"

Texto, Equipe de Formação PJR-RS,roteiro mensal do mês de fevereiro de 2008 para grupos.

Olá querida juventude camponesa! Como estão todos e todas vocês?? E a roça, como está? Esperamos que este novo ano que iniciou possa ajudar a renovar nossas forças, nossas energias. Que reafirmemos nosso compromisso de lutas em favor de uma sociedade justa e igualitária.
             Sabemos que para isso se concretizar é necessário que a juventude camponesa, organizada pela PJR tenha consciência das muitas tarefas que tem a se realizar neste ano e nos outros que virão. Somente com uma juventude que tenha o domínio do conhecimento do que é justo e do que é necessário poderemos dar passos rumo a construção do Reino de Deus, a construção de uma nova sociedade.
            Frente a isso estarão acontecendo, no decorrer deste ano, alguns momentos que nos instigarão a estudar, aprofundar e tomar posição enquanto juventude camponesa.
            Um marco e a Campanha da Fraternidade  é EM DEFESA DA VIDA e seu lema clama: Escolhe, pois a vida. Ela retoma o tema da 31ª Romaria da Terra: “Juventude: luta e resistência em defesa da vida”.
Dentre tantos sinais de morte que existem na sociedade como os desmatamentos, uso de agrotóxicos, monoculturas, concentração de terras,  alagamentos por causa de hidrelétricas, desrespeito com os animais, geração de lucros sobre a exploração de trabalhadores, falta de acesso a educação e saúde de qualidade, a expulsão de diversas famílias do campo, que são jogadas em favelas dos grandes centros urbanos.
Diante disso, nós somos convocados pelo Deus da vida a fazer diferente, a denunciar tudo que vem contra a vida, e como lido antes: lutar pela vida em abundância para  todos e todas as pessoas!
            Outro marco é o 8 de março: Dia Internacional das Mulheres. Entre nós, ainda ecoa a ação de mulheres camponesas contra o plantio de eucalipto e pinus, que provoca o chamado “Deserto Verde” e ameaça o lençol freático. Esta é também uma forma de luta em defesa da vida.
            A partir disso nosso grupo de jovens é convidado a conversar, refletir: 
O que poderemos fazer em relação a isso que está acontecendo?
Como, nós jovens organizados pela PJR vamos fazer diferente? 
Mostrar sinais de vida contra tantos sinais de morte?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado por participar.