A Mãe terra grita por Agroecologia, Da Mãe Terra Esperança e resistência.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Juventude: Luta e Resistência em defesa da vida

Texto da Equipe de Formação da PJR RS, roteiro mensal de setembro de 2007, para grupos .
           É com alegria e empolgação que a Pastoral da Juventude Rural assumiu o compromisso de que no ano em que completa 25 anos, ajudar na organização e preparação da 31ª Romaria da Terra, com o tema: ”Juventude: luta e resistência em defesa da vida”. Uma romaria para celebrar e refletir a nossa caminhada como PJR.
            O que nos faz repensar: pelo que lutamos? Pelo que a PJR luta? A resposta não poderia ser outra: pela permanência do jovem camponês na roça e não só permanecer mais fazendo isso de forma digna e com qualidade de vida e de forma cristã. Os textos bíblicos lidos nos ajudam a entender melhor o tema. O texto do êxodo nos fala da libertação do povo oprimido. O texto sugere uma seqüência de atos: vi a opressão, ouvi o clamor, conheço o sofrimento e desci para libertar, diante da situação do povo Deus não fica neutro: Ele age.
            A libertação acontece em dois tempos: luta contra a opressão e caminhada à terra prometida; resistência a uma mudança para o novo (tendemos a reproduzir a opressão). Deus envolve as pessoas para lutar pela libertação, como fez com Moisés, mas não abandona continua ao lado do povo. A PJR nasceu quando alguns grupos viram a situação que eles, como agricultores estavam vivendo. A partir da fé no Deus libertador começaram a se organizar contra um modelo econômico imposto para o campo: a revolução verde. Essa forma de se organizar se espalhou, não só pelo nosso estado, mas pelo país, pelo fato dela se identificar com luta dos jovens camponeses.
            A nova sociedade que queremos, também, passa por dois tempos: não basta ouvir e ver as opressões sofridas nos dias de hoje, temos que denunciar e caminhar; e os jovens resistir na caminhada para a “terra prometida”, a sociedade fraterna que tanto queremos.
            O texto bíblico de Jeremias nos mostra o chamado à sua vocação profética. É nesse contexto que Deus chama um jovem a assumir sua vocação que o acompanha desde sua geração no ventre da sua mãe. Nós, jovens, somos chamados a assumir hoje uma vocação profética. A vocação inclui a escolha, questionada por Jeremias por causa da aplicação e dificuldade, medo de ser incapaz. E Deus responde: “não tenhas medo, pois eu estou contigo”. É opção do jovem se colocar a serviço do povo com base na fé que leva a construção do Reino de Deus na história. A consagração que é apropriar-se de algo pra ajudá-lo na tarefa sagrada, Deus não da à mensagem feita mais o move e o coloca em atividades que o ajudem a se formar e atingir o objetivo: arrancar e arrasar, destruir e demolir toda forma de opressão, mas também de construir a nova sociedade e plantar a semente do novo, o Reino de Deus. É assumir uma bandeira de luta, e fazer parte de um Projeto Popular (como o de agroecologia). É uma nomeação que tem dimensão universal: já não somos mais simples jovens do interior; somos profetas do novo, fazemos parte de uma pastoral engajada na luta e na resistência, para que a transformação que acreditamos ser necessária, realmente aconteça.           Não é uma tarefa fácil, há 25 anos que os jovens da roça lutam e até mesmo dão sua vida por ela. Cabe a nós hoje continuarmos resistindo contra toda forma de opressão e assumirmos nossa vocação, nos pondo a serviço da juventude camponesa. E nesse momento histórico a 31ª Romaria da Terra irá acontecer para que juntos posamos celebrar a caminhada e os mártires destes 25 anos de luta e resistência em defesa da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado por participar.