A Mãe terra grita por Agroecologia, Da Mãe Terra Esperança e resistência.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Juventude Camponesa faz peregrinação ao Morro da Santa Cruz no sertão baiano

Da Redação.


Caminhada religiosa motiva o processo de evangelização e luta.


MONTE SANTO (BA). Em sintonia com a chegada da Santa Cruz ao Brasil, em virtude da preparação para a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013, os jovens da coordenação nacional da PJR, fizeram uma procissão pelos 3 mil metros de subida ao conhecido Monte Santo, ou “Serra da Santa Cruz”, localizado no município baiano de Monte Santo.
As 04h30min da manhã deste sábado (17/09) os jovens iniciaram a caminhada mística, motivados pela espiritualidade do roteiro de Jesus ao calvário, cultivando momentos de silêncio e de diálogo com os irmãos e com a presença da graça divina. Na chegada ao cume, após dar as sete tradicionais voltas em torno da Capela, foi realizada uma celebração com a partilha do pão e do vinho, em memória ao corpo e sangue de Cristo.
“Foi uma caminhada profética, que fez pensar na vida do povo e na missão de cada um como jovem cristão camponês” avaliou o gaúcho Fabiano Pisoni.
“Por mais que seja cansativa, proporciona muita alegria pelo grandioso fato deestarmos todos juntos, a possibilidade da conversa descontraída e sem pressa, na caminhada desenvolvemos a mística do cuidado um com o outro, aprendemos que só a aparência não é suficiente para percebermos a fragilidade de cada um. A caminhada acompanhada com a belíssima paisagem do sertão nos faz refletir sobre como é árdua a luta do nosso povo, e que ao mesmo tempocomo vale a pena lutarmos pelo nosso sagrado direito de permanecermos no nosso lugar, na nossa terra. É uma caminhada que infinitamente é mística e que nos faz rezar, sermos melhores enquanto jovens cristãos” ponderou a integrante da PJR Capixaba, Poliane Dutra.
O potiguar Laécio Vieira, que recentemente representou a PJR na Jornada Mundial da Juventude em Madri/Espanha, avaliou a caminhada desta manhã comparando com as Jornadas Mundiais, afirmando que “são caminhadas que nos fortalecem para realizar o trabalho de base junto com os jovens”.
Histórias do Morro da Santa Cruz.
Pavimentado em pedras, com 23 capelinhas durante o trajeto, o caminho do Morro da Santa Cruz é carregado de histórias que são lembradas pelos moradores locais. Parte do caminho foi pavimento por Antônio Conselheiro, no ano de 1893. Um dos trunfos na resistência dos camponeses na Guerra de Canudos, que foi a vitória sobre as tropas do Coronel Moreira César, é creditada a força da Santa Cruz.
Os relatos orais dão conta de que Moreira Cesar ao passar por Monte Santo, teria esbravejado que primeiro exterminaria com os “fanáticos de Canudos” e posteriormente voltaria para derrubar a Santa Cruz, que simbolizava um símbolo do “fanatismo” na região. O que aconteceu é que as Tropas Oficiais do Exercito Brasileiro foram derrotadas pelos camponeses e Moreira Cesar acabou sendo morto no combate, e o fato fortaleceu a crença na Santa Cruz, que os habitantes da região cultivam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado por participar.