A Mãe terra grita por Agroecologia, Da Mãe Terra Esperança e resistência.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Especial Jornada Mundial da Juventude – Entrevista com Laécio Vieira.

“Era um novo pentecostes, onde se falava idiomas diferentes, mas que todos se entendiam num mesmo pensamento, de construir uma igreja jovem e libertadora.”


No último mês de agosto aconteceu a Jornada Mundial da Juventude, em Madrid, capital espanhola. Mais de 15 mil jovens brasileiros estiveram entre os mais de um milhão de jovens que participaram neste evento de partilha e oração. O potiguar Laécio Vieira, da Paróquia de Santana, de Campo Grande, no sertão da Diocese de Mossoró, da Coordenação do Setor Juventude NE 2 e da Coordenação Nacional da Pastoral da Juventude Rural esteve presente e conta em primeira mão, com exclusividade para o Blog da PJR, a experiência de Madrid e os preparativos para a JMJ Rio 2013.

Blog da PJR: Como foi a experiência da JMJ?

Laécio Vieira: Foi boa por que a gente viveu a pré-jornada, teve contato com o povo espanhol, principalmente na Paróquia onde a gente estava. Foi legal, pois sentimos o que eles vivem. Já em Madrid não tivemos muito contato com o povo espanhol. E dentro da pré-jornada tivemos contato com outros países, como a Venezuela, México, Argentina, África do Sul, Polônia, Peru. Foi importante estar presente num evento que havia juventudes de vários países, onde se tinham vários objetivos, mas como os bispos falaram ali era um novo pentecostes, onde se falava idiomas diferentes, mas que todos se entendiam num mesmo pensamento, de construir uma igreja jovem e libertadora.

Blog da PJR: O que a espiritualidade da JMJ Madrid contribuiu para motivar o trabalho com os jovens camponeses empobrecidos.

Laécio Vieira: Deu pra sentir lá, que é necessário trabalhar mais a questão de Jesus Cristo. Ter mais presente Jesus Cristo na vida do jovem. E fazer com que a partir do evangelho de Jesus Cristo, os jovens possam se libertar das correntes que são postas em seus caminhos.

Blog da PJR: Em que ponto é possível comparar a região de Fuente El Fresno (uma das localidades da Espanha onde aconteceram as Pré-Jornadas) com o sertão brasileiro?

Laécio Vieira: São duas regiões muito quentes. Em segundo lugar a questão da hospitalidade e simplicidade das pessoas. Os nordestinos e os espanhóis são preocupados em acolher bem. Em terceiro lugar a fé: por que os espanhóis são muito ligados a Igreja, e fazem um trabalho interessante, fazem campanhas, por exemplo, para ajudar a arrecadar dinheiro pra MZF apoiar projetos alternativos. E a alegria daquela região, eles tem orgulho de ser e ficar onde estão. Não tem em vista migrar pra Madrid.

Blog da PJR: Como será o processo de preparação da JMJ Rio de Janeiro?

Laécio Vieira: Primeiro começa com as peregrinações da Cruz em todas as dioceses do Brasil, no dia 18/09 em São Paulo, com um grande show onde irá acontecer a chegada oficial da Cruz no Brasil. Haverá reuniões de preparação; missões nas dioceses e a mobilização de todas as dioceses do Brasil em prol da organização da Jornada. Dentro deste processo teremos a Campanha da Fraternidade em 2013 ligada ao tema da juventude, que contribuirá na reflexão e preparação para a Jornada.

Blog da PJR: Os 3 milhões de jovens rurais que estão localizados entre os brasileiros mais pobres, terão a oportunidade de participar da JMJ Rio 2013?

Laécio Vieira: Através das dioceses eles terão espaços para participar.


Laécio Vieira participa da PJR desde 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado por participar.