A Mãe terra grita por Agroecologia, Da Mãe Terra Esperança e resistência.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

PJR Regional Nordeste II projeta atividades para 2012.


Animação, oração, estudo, compromisso! Estes elementos estiveram presentes na reunião de planejamento da Pastoral da Juventude Rural em âmbito de Regional Nordeste II(que envolve os estados de RN, PB, PE, AL).
Jovens entoam o Ofício Divino das Comunidades para motivar a reunião.
Lideranças representando grupos de jovens de diferentes dioceses (Floresta, Afogados de Ingazeira, Recife e Olinda, Campina Grande, João Pessoa, Mossoró, Patos) estiveram presentes nos últimos dias 17 e 18 de dezembro de 2011, no Centro Pastoral da Diocese de Floresta/PE para estudar a realidade rural, avaliar e planejar a prática pastoral como também celebrar e agradecer pela caminhada no ano de 2011.


Em relação ao estudo da realidade da juventude rural do nordeste, o enfoque foi perceber os problemas sociais que os jovens enfrentam no meio rural, como falta de acesso a terra e a educação. “Dos 16 milhões de brasileiros que vivem abaixo na linha da miséria, 4 milhões são jovens rurais e metade deles vivem no nordeste. Isso é um grande desafio para a prática pastoral” afirmou Paulo Mansan, assessor da PJR.

“Como podemos falar em permanência da juventude na roça se nos últimos 10 anos foram fechadas mais de 25 mil escolas no campo? Onde o jovem do campo vai estudar?” foi a indagação de Paulo Alex, do município de Campo Grande, Diocese de Mossoró/RN.

Em relação à avaliação da prática pastoral, o realce foi a idéia de conciliar a animação eclesial com o engajamento social. “Focamos bastante na atuação eclesial o que nos dá base para fortalecermos a ação social da pastoral” afirmou Ir. Gorete, coordenadora do Setor Juventude da Diocese de Floresta/PE.

As principais linhas de atuação da PJR no Regional Nordeste II foram às seguintes:
  • 1.       Estruturar organização de coordenações da PJR nos quatro estados. (PB, RN, PE, AL).
  • 2.       Realizar uma Escola de Formação para lideranças em âmbito regional.

O encontro teve a motivação bíblica dos discípulos de Emaús (Lucas 24, 13-35).
Coordenação da PJR N2 reunida em Floresta/PE.

A PJR agradece a Dom Adriano, a Ir. Gorete, ao Márcio e a todos os jovens da Diocese de Floresta que acolheram o encontro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado por participar.