A Mãe terra grita por Agroecologia, Da Mãe Terra Esperança e resistência.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

PJR de Tocantins realiza sua V Assembléia Estadual.

 Entre os dias 2 a 4 de dezembro, no espaço Dona Olinda, no interior de Araguaína, aconteceu a V Assembléia Estadual da Pastoral da Juventude Rural de Tocantins.  Estiveram presentes jovens das micro-regiões do Bico do Papagaio, Colinas, Porto Nacional, Miracema e Riachinho.




O objetivo da Assembléia era de “resgatar o compromisso pastoral em vista dos princípios orientativos da PJR norteando a organização dos grupos de jovens camponeses e fortalecendo sua missão evangelizadora com base nos ensinamentos de Jesus de Nazaré”.
Como resultado desta Assembléia retificou-se um plano de ação fundamentado em 6 linhas:
  • 1.      Trabalho de base e articulação de Grupos de Produção e Resistência.
  • 2.      Formação de militantes.
  • 3.      Educação do campo.
  • 4.      Grandes Projetos.
  • 5.      Cultivar a eclesialidade a partir da dimensão ecumênica.
  • 6.      Comunicação.

A Assembléia também escolheu uma comissão de 5 jovens que será responsável por articular e coordenar os trabalhos em nível estadual. Os jovens eleitos foram Márcio (Miracema), Eliton (Bico do Papagaio), Herli (Riachinho) Viviania (Colinas) e Jairo (Porto Nacional).
Escola de Formação Dom Pedro Casaldáliga.
A PJR-TO tem um projeto de formação em 12 etapas, com o objetivo de capacitar lideranças para trabalhar com os grupos de jovens. Os temas discutidos perpassam discussões de metodologia pastoral, conjuntura agrária, espiritualidade. Numa das etapas os jovens viajaram até São Felix do Araguaia-MT para visitar e conhecer a história do Bispo que é homenageado com o nome da escola, Pedro Casaldáliga.
No dia 1 de dezembro, em sua ultima etapa, discutiu-se o tema “Trabalho Escravo Contemporâneo”, que contou com a assessoria do Frei Xavier e do jovem Evandro, da CPT. Estimativas da CPT e da ONG americana Free the Slaves, dão conta de que existem 27 milhões de pessoas submetidas em regimes de trabalho análogo a escravidão em todo o planeta. No Brasil, a estimativa é de que existam 50 mil pessoas nestas condições. Em 2011, as ações do Grupo Móvel de Combate ao Trabalho Escravo do Governo Federal, libertaram 2.300 pessoas em condições degradantes de trabalho. 80 % dos casos são no setor do agronegócio, sobretudo nas atividades da pecuária e produção de carvão vegetal, situadas na região centro-oeste e norte do Brasil.
A Casa Dona Olinda.
O espaço onde aconteceu a V Assembléia da PJR TO, a Casa Dona Olinda, é um dos símbolos da luta contra o trabalho escravo na região norte do Brasil. Foi construído com fundos provindos de um TAC (Termo de Ajuste e Conduta) de um fazendeiro que detinha escravos em sua fazenda. A Casa Dona Olinda acolhe trabalhadores que foram submetidos a condições de escravidão até que consigam um trabalho digno. O espaço também acolhe eventos de entidades que trabalhem na perspectiva de se engajar na luta pelo fim do trabalho escravo.
Dona Olinda é a mãe de Pe. Josimo Tavares, um grande apoiador dos pequenos lavradores e defensor da reforma agrária, que foi assassinado a mando de latifundiários da região do Bico do Papagaio na década de 1980.
Juventude Organizada em Missão.
O lema da Assembléia era Juventude Organizada em Missão. O espírito que perpassou todo o evento foi a motivação em articular e nuclear mais grupos de jovens no meio rural, sem deixar da animar os grupos já existentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado por participar.