A Mãe terra grita por Agroecologia, Da Mãe Terra Esperança e resistência.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

INICIA O SEMINÁRIO ESTADUAL DA PASTORAL DA JUVENTUDE RURAL NA BAHIA


Inhambupe, 27 de dezembro de 2011

Juventude Camponesa: Terra, Pão e Dignidade!

A Pastoral da Juventude Rural - Bahia está realizando entre os dias 26 a 29 de dezembro o Seminário Estadual, na cidade de Inhambupe, Diocese de Alagoinhas. O seminário tem como tema: PJR-Bahia: 25 anos a serviço da juventude camponesa e lema: Juventude Camponesa: Terra, Pão e Dignidade.


Plenária com a juventude.
São 60 jovens representando as dioceses de Alagoinhas, Bonfim e Paulo Afonso que estão reunidos para celebrar os 25 anos de caminhada e luta da PJR na Bahia e traçar linhas de ação para o período entre 2012 e 2013.

O seminário começou dia 26 com uma acolhida e mística. No dia 27 foi o momento de fazer memoria da história da PJR. Uma história construída com fé e luta da juventude camponesa no estado da Bahia. Militantes históricos da PJR estiveram, no período da manhã, socializando quais as condições que possibilitaram o surgimento da PJR, os desafios enfrentados e os ensinamentos que podemos tirar para atuar nesse momento histórico.
Ambiente místico com símbolos da caminhada.
No primeiro período da tarde, a juventude camponesa fez uma análise de conjuntura destacando o atual momento de crise de superprodução da sociedade capitalista, o papel dos governos de gerenciar os interesses do capital. Foi destacado o aumento da exploração da classe trabalhadora, a fim de recompor as altas taxas de lucros das multinacionais.

No segundo momento foi apresentado dados em relação a juventude camponesa. No Brasil são 50 milhões de jovens, sendo 8 milhões vivendo no campo. Dos jovens rurais quase 50% estão na região Nordeste (3,9 milhões). O estado da Bahia é a unidade da federação com maior numero de jovens no campo, com 1,2 milhões. Mesmo diante dessa situação, os jovens discutiram que não há nenhuma política efetiva para a juventude camponesa.

Durante a noite, a PJR retomar a caminhada de luta pela terra, cultivando a mística da luta popular, a partir da experiência de Canudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado por participar.