A Mãe terra grita por Agroecologia, Da Mãe Terra Esperança e resistência.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Entrevista com Romário Macedo



Francisco Romário Silva de Macedo é um jovem singular. Cristão convicto e militante engajado, este cearense da Paróquia N.S Imaculada Conceição, da cidade de Quiterianópolis na Diocese de Crateús, nos conta um pouco de suas reflexões de caminhante.

Blog da PJR: Como está configurada a realidade dos jovens rurais do Ceará?
Romário: Hoje na nossa região há alguns grupos que produzem juntamente com os pais, que no final das contas dividem os lucros e despesas, e outros que começam a trabalhar no campo e por falta de incentivo do governou ou de interesse, eles começam a migrar para o sul do país para trabalhar nas empresas de gesso.  Há também migrantes para o corte de cana. Por acontecer muitas migrações está começando a chegar o problema das drogas trazidas pelos migrantes que voltam de maneira geral.

Blog da PJR: Em sua avaliação, quais os principais desafios na Evangelização da Juventude?
Romário: Buscar encontros falando da mística da nossa pastoral, e começar a relatar as problemáticas deles, que nossa pastoral pode ser um meio para eles acordarem para a vida espiritual e a convivência com a sociedade sem o uso de drogas.

Blog da PJR: Quais as motivações para o teu trabalho pastoral?
Romário: O conhecimento e a troca de experiência com os companheiros que a gente conhece. Por trabalharmos com a terra, de vermos em cada amanhecer o renascer, como o juazeiro que fica sete meses na seca e consegue permanecer verde, é muita resistência e isso inspira o trabalho.

Blog da PJR: O que é seguir Jesus Cristo hoje?
Romário: Primeiramente ver ele como um jovem camponês, que trabalhamos na PJR e CPT. Ele é o único caminho para a nossa vivencia espiritual. É um ponto de apoio para buscar forças nas nossas lutas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado por participar.