A Mãe terra grita por Agroecologia, Da Mãe Terra Esperança e resistência.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

MANIFESTO CONTRA A VIOLÊNCIA E EM DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS NO ESTADO DE GOIÁS

“É difícil defender só com palavras a vida.”
João Cabral de Melo Neto


Os últimos acontecimentos registrados no estado de Goiás são estarrecedores. A partir da Operação Sexto Mandamento, liderada pela Polícia Federal, uma série de crimes praticados por grupos de extermínio vem sendo desvendados e a sociedade vai descobrindo um fato que já vem sendo denunciado há muito tempo pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, pela Campanha “A Juventude quer Viver”, pelo Comitê Goiano pelo Fim da Violência Policial e vários outros grupos de luta pelos direitos humanos: uma parte da polícia do estado de Goiás tem envolvimento com as dezenas de mortes registradas no estado!
Este fato, da investigação da Polícia Federal e da prisão de envolvidos com os crimes, desencadeou mais uma série de ameaças contra vários militantes defensores de direitos humanos do estado e em particular contra a Casa da Juventude Pe. Burnier, instituição filantrópica da Companhia de Jesus, dedicada à missão de evangelização da juventude no centro-oeste brasileiro, por meio de projetos de formação, assessoria e pesquisa desde o ano de 1984.
Essas ameaças representam um esforço de intimidação da sociedade e de perpetuação da violência contra a juventude, muitas vezes praticada pelo próprio Estado.
Em Goiás, uma Comissão Especial em Defesa da Cidadania analisa a situação de extermínio no estado e investiga o desaparecimento de 35 jovens nos últimos anos. A ação do Comitê pelo Fim da Violência Policial associada à luta promovida pelas Pastorais da Juventude, por meio da Campanha contra Violência e o Extermínio de Jovens, vem ganhando força e relevância no estado e desencadeando a ira daqueles que por vários anos agiram livremente atentando contra a vida de jovens pobres, negros em sua maioria, nas periferias urbanas e no campo do estado de Goiás.
É fundamental que as várias organizações nacionais comprometidas com a luta por justiça e cidadania reafirmem, cada vez mais e de forma efetiva, o compromisso com estas importantes iniciativas de engajamento na luta pela vida e contra toda forma de violência. A Igreja Católica, os mandatos populares, as centrais sindicais, as organizações nacionais de direitos humanos, enfim, todos(as) os que lutam pela vida e assumem a sua defesa precisam se manifestar  sobre os graves fatos aqui relatados.
Nós, abaixo assinados, solidarizamo-nos com a luta do povo de Goiás e manifestamos o nosso compromisso com a luta contra a violência e o extermínio!Exigimos do Governo do Estado e do Governo Federal medidas rápidas na perspectiva de proteger os companheiros e companheiras que estão ameaçados, e, o mais importante, a adoção de políticas sérias que coíbam a violência e promovam a formação, fiscalização e a valorização das carreiras da polícia civil e militar, sabemos que superar a violência é um desafio da democracia brasileira.
Brasil, 12 de abril de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado por participar.